O Que o Mercado Quer?

Uma das grandes dúvidas de todo roteirista é tentar descobrir ou prever o que o mercado quer produzir no próximo ano. Já pensou se existisse um documento onde todos os canais dissessem exatamente o que estão procurando? Esse documento existe e no mercado americano é chamado de "Mandate".
Todos os anos, quando der na telha, cada emissora americana publica o seu mandate, que é exatamente o que eu descrevi acima. A pipeline de projetos que o canal está interessado em adquirir para a próxima temporada. Esse documento é então publicado e distribuído para agências de talento, que por sua vez começam a consultar seus clientes por projetos que se encaixam no mandate.
Isso é importante para entender o mercado americano, e todos os outros por tabela. Quando sai o mandate de um canal e ele diz explicitamente "Busco uma workplace comedy", os agentes vão atrás dos seus clientes e perguntam se eles têm algo pronto nesse perfil. NÃO DÁ TEMPO de esperar o mandate pra criar algo dentro das necessidades. Quando você terminar de criar o projeto, a pipeline já vai ter sido preenchida. Por isso é importante manter e renovar seu portfolio todos os anos, pra quando aparecer a oportunidade, você estar pronto pra enviar. É assim que o mercado se renova.
Mas se eu não posso esperar o mandate chegar pra começar a escrever, como eu vou saber o que escrever?
O próprio documento te mostra como o mercado e os canais funcionam e uma vez que você entende a lógica por trás, fica fácil prever as próximas tendências.
Por exemplo. O History Channel tem a série de sucesso VIKINGS, que vai acabar muito em breve. O canal já começa desde já a buscar um substituto para manter todo o novo público que a série trouxe para o canal. Algo épico e histórico.
Portanto, vendo o que está em ALTA, você consegue prever o que os canais estão buscando.
Só aqui você consegue ter acesso a compilação do mandate dos canais de tv aberta e fechada dos EUA para a temporada 2020/2021.
se o link online não funcionar, faça o download do arquivo abaixo.
O artigo foi útil? Te ajudou? Deixe uma curtida, compartilhe esse post. Isso nos ajuda a continuar trazendo o conteúdo que ninguém mais trás.