top of page

Mentorias internacionais: sair da zona de conforto pode fazer toda diferença para sua carreira




Quando falamos sobre estágios ou mentorias para escritores e roteiristas, muitas vezes ficamos perdidos em meios as opções. Esses programas existem tanto no âmbito nacional quanto internacional. Pensando nos programas internacionais, podemos nos sentir inibidos por serem em inglês ou exigirem alguma experiência ou portfólio que ainda não temos. Porém, apesar dos desafios só o fato de participar desses processos de seleção já é positivo para sua carreria. E no fim, mesmo você decida não ingressar em nenhum, você ganha experiência no processo e caso selecionado, isso já é ótimo para o seu curriculum como roteirista.


Existem mentorias, bolsas de estudos, programa de desenvolvimento e laboratórios de redação independentes, cujo objetivo é ajudar na carreira dos roteiristas. E existem outros que pertencem aos estúdios e que objetivam formação e descoberta de talentos. Alguns programas (e cursos) partem do processo de colaboração entre escritores e roteiristas com a orientação de um profissional mais experiente para guiar o processo. Independente de onde, esses programas são inspiradores pois a troca com outros escritores pode ajudar muito no processo de desenvolvimento da sua história em si e das suas habilidades como profissional criativo tendo a indústria como foco.


Um fator muito importante para decidir é o idioma. Seja o inglês ou outra língua, é preciso ter uma base avançada para poder ingressar. Mas eu não falo inglês! Tudo bem, você pode planejar para aprender. E o inglês ajuda muito na carreira de roteirista já que boa parte dos termos da indústria são em inglês e com as plataformas de streaming fomentando as produções nacionais ter inglês é diferencial para que você pleiteie um lugar numa sala de roteiro internacional. Para alguns isso pode parecer algo distante, nesse caso pode ser considerado como um plano de longo prazo. Mas você nunca vai chegar em lugar algum se não começar por algum lugar.


Você pode começar participando de algo nacional, ou selecionar um concurso internacional para ter como meta de preparação. A grande maioria deles tem inscrições anuais e se você não puder tentar num ano, sempre existe o próximo. O que não é aconselhável é deixar para última hora. Isso gera ansiedade, frustração e pode te bloquear de tentar de novo em uma nova oportunidade. Então, se organize, planeje e alavanque a sua carreira. As vezes a resistência só está no começo, e você precisa vencer a arrebentação inicial para poder navegar em águas mais profundas.

  1. Studio Fellowships: Esses programas possuem inscrição gratuíta e recebem milhares de inscrições. Cada um deles possui critérios próprios, portanto, pesquise e prepare sua inscrição com cuidado. Coloque em sua agenda com meses de antecedência, com isso você tem tempo suficiente para se preparar. Grande parte deles ainda não abriu inscrições para a nova temporada, portanto fiquem atentos!

Se você não conhece bem a fundo o conteúdo do estúdio, mas percebe que de alguma forma é algo que instiga você, comece a assistir. Vá entendendo a pegada do canal. Você vai perceber que ele fala para um público, que tem um estilo/voz, e eles buscam novos escritores que possam escrever para eles. Para isso, em alguns casos parte da etapa de seleção é a submissão de um Spec Script. E para escrever um spec você precisa conhecer a série que escolher.


2. Existem ainda outros programas de mentoria ou desenvolvimento de roteiros independentes. Os preços e processos seletivos variam.

  • ScreenCraft Screenwriting Fellowship e Writer Development Program: A ScreenCraft é bem conhecida pelos concursos de roteiros (eles tem vários para todos os gêneros e preferências). Porém, eles também possuem os programas de desenvolvimento. Eles incluem reuniões com profissionais renomados do mercado e consultoria para pensar na carreira do roteirista.

  • ScriptReader Pro Screenwriting Mentorship: Esse é um programa feito por roteiristas profissionais para roteiristas aspirantes ou em início de carreira. Nele você pode escolher entre o programa de 3 meses ou de 6 meses e ainda escolhe quem vai ser o seu mentor.

  • CineStory Feature Retreat and Fellowship: Aqui os selecionados tem a chance de participar do retiro para desenvolvimento de longas e ganhar uma bolsa que inclui $ 10.000 em dinheiro e 1 ano de orientação com 2 profissionais do setor.

  • Humanitas NEW VOICES: Trata-se de uma mentoria de 4 meses que objetiva dar suporte a roteiristas iniciantes que estejam desenvolvendo seu piloto de série ou roteiro de longa-metragem e cujas histórias estejam de acordo com a missão da instituição. (Inscrições abertas até 30/04)

  • Stowe Story Labs: É um coletivo sem fins lucrativos tem como objetivo dar apoio aos roteiristas e cineastas emergentes a se desenvolver melhor como profissionais. Eles possuem bolsas de estudos.

  • Diverse Voices Screenwriting Lab: Como o próprio nome revela, esse programa tem como missão dar visibilidade às vozes sub-representadas por Hollywoody.

  • The Writers Lab NYC: Esse é um programa apoiado pela Nicole Kidman e Meryl Streep. É aberto para escritoras acima dos 40 anos.

  • Academy Nicholl Fellowships in Screenwriting: É um dos programas de bolsa de estudos para roteiritas mais antigos e prestigiados do setor. É extremamente concorrido. Está com inscrições abertas e o prazo encerra dia 02/05.

Com essa pré-seleção, você pode começar a fazer sua própria pesquisa. Selecione as melhores oportunidades de acordo com a suas possibilidades e objetivos e mãos à obra.


Comments


fd11_Banner_220x220.jpg
bottom of page