top of page

Lázaro Ramos se inspira em Jordan Peele em sua primeira direção.


O filme "Medida Provisória" primeiro longa dirigido pelo ator Lázaro Ramos está em cartaz nos cinemas.


Lázaro Ramos é um ator consagrado que agora se arrisca na direção. Para quem já conhece o trabalho do diretor americano Jordan Peele, fica claro que Lázaro se inspirou nele, pois seu filme usa da ficção para falar sobre o racismo, assim como Peele fez com seus últimos filmes.


Lázaro já disse em entrevistas que Jordan Peele e até Spike Jonze foram influências importantes e até menciona que acredita que seu filme pode pertencer à mesma "família" dos filmes "Corra" ou "Nós". Isso porque todos os filmes trazem uma mistura de tensão e leveza enquanto buscam fazer o público refletir ao tratar do racismo.


Segue a sinopse oficial do filme "Medida Provisória": "Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem ao continente Africano, como forma de reparar os tempos de escravidão. A partir desse conflito e da história de amor vivida entre o advogado Antônio (Alfred Enoch) e a médica Capitu (Taís Araújo), o enredo mostra como o movimento Afrobunker vai lutar pelo direito dos cidadãos de permanecerem em seu país."


Assim, fica claro que o objetivo de Lázaro Ramos é entreter e fazer o público pensar ao usar uma história muito pouco provável de acontecer. Mesmo mirando alto no quadro geral, o filme não economiza em mostrar situações racistas que acontecem diariamente no Brasil e no mundo. A influência dos outros diretores mostradas acima é clara e inclusive, ouso dizer, que o brasileiro demonstrou um equilíbrio melhor entre comédia e tensão do que Jordan Peele. Isso porque no filme "Medida Provisória" as cenas de humor vão de acordo com os acontecimentos do filme e com as personalidades do personagens, enquanto em "Corra" e em "Nós", as cenas cômicas quebram o terror do filme fazendo a história perder sua seriedade.


Comments


fd11_Banner_220x220.jpg
bottom of page