top of page

Como Escrever Personagens Bons.



As séries da TV estão cheias de anti-heróis - personagens principais com moral questionável, segredos sombrios e passados ​​lamentáveis.


E embora as pessoas más de fato existam, certamente não na mesma proporção como a TV (E os noticiários) nos fazem acreditar. A maioria das pessoas é decente, e é por isso que os programas de televisão costumam ser ainda mais atraentes quando focam em personagens que são necessariamente bons.


Pegue alguns dos melhores personagens bons lá fora - Jane Villanueva, treinador Taylor e Leslie Knope.


Cada um desses personagens passa por sua vida com a intenção de fazer o bem - melhorar suas comunidades, realizar mudanças positivas e ser um ser humano decente no mundo. Não são apenas objetivos admiráveis ​​para qualquer personagem, assistir essas jornadas é profundamente gratificante.


Nós somos o técnico Taylor: tentando como o inferno unir pessoas que não concordam em torno de um objetivo comum (no caso dele: o campeonato estadual). Nós somos Leslie: indo contra uma cidade que não acredita nela uma e outra vez. Somos Jane, a família Villanueva, Raphael e Mateo: nos esforçando para ser o melhor que podemos para as pessoas que amamos.


Embora o arco do personagem para um anti-herói possa ser mais fácil de traçar, bons personagens podem ser mais identificáveis ​​para o público. Nós nos conectamos com eles porque somos eles. E mesmo que os arcos de personagem para bons personagens possam ser mais complexos, isso não significa que eles não existam.


Arco de personagem é tipicamente sinônimo de mudança ou crescimento. Aqueles que não são naturalmente bons devem aceitar o fato de que são maus ou mudar e se tornar uma pessoa boa. Talvez eles sejam uma boa pessoa para começar, mas a vida os transforma em algo mais sombrio. Talvez sejam pessoas decentes, forçadas a fazer escolhas erradas para um bem maior. Todos os arcos válidos para personagens, mas nenhum que inclua um personagem que está simplesmente tentando viver a vida como uma boa pessoa.


Criar um arco de personagem para um personagem inatamente bom é difícil, porque significa jogá-los contra desafios repetidas vezes. Significa colocá-los em posições comprometedoras, fazer com que coisas ruins aconteçam com eles e deixá-los constantemente escolher permanecer firmes em sua bondade.


Em Jane, the Virgin, a vida é maluca. Existem vários senhores do crime, irmãs gêmeas malvadas e mães desagradáveis, ex-namorados coniventes, sequestros maliciosos e (possivelmente o pior de tudo) pais mal-intencionados para lidar na pré-escola. Mesmo assim, Jane permanece positiva. Ela se esforça para ser uma ótima mãe, filha, amiga e parceira. Cada vez que ela tem que lidar com a feiura do mundo, ela irradia luz.


Agora, isso não quer dizer que seja um mar de rosas para Jane. Não senhor. Mas é tão gratificante vê-la lidar com seu mundo selvagem da telenovela de uma forma realista e fundamentada. De uma forma que você ou eu possamos lidar com isso, como seres humanos decentes apenas tentando sobreviver a qualquer que seja a nossa versão de um final feliz.


É o mesmo com Leslie Knope e o treinador Taylor. Não importa quantas vezes Leslie enfrente cidadãos Pawnee que não dão a mínima para todo o bem que ela está tentando fazer por sua cidade, ela nunca desiste. Ela ama sua cidade, então ela continua lutando por ela. E não importa quantos jogos o treinador Taylor perca, não importa quantos contratempos ele enfrente durante a temporada, ele ainda aparece para seus jogadores. Ele ainda espera a próxima sexta à noite.


Embora eles possam não ser tão icônicos como Walter White, Tony Soprano ou Daenerys Targaryen, bons personagens estão em toda a televisão. Comédias como Parks and Recreation, the Office, Schitt’s Creek, New Girl, Friends, Grace and Frankie e Atypical estão cheias delas, mas os dramas também as apresentam. Friday Night Lights, Parenthood, This Is Us, Grey’s Anatomy, Outlander, Once Upon A Time, Gilmore Girls e Lost todos apresentam personagens que estão tentando ser decentes na vida. E eu nem mencionei a subseção de bons personagens apresentados em The Good Place. Esse é outro artigo.


Escrever personagens bons é um esforço nobre. Não apenas porque é inerentemente um pouco mais desafiador do que criar personagens que se inclinam mais para o lado negro, mas porque reflete a realidade de uma forma que o público entende, se relaciona e se conecta. Personagens que são bons geralmente se firmam mais firmemente em nossas memórias porque são mais como nós.


O público gosta de assistir a personagens que são bons porque nós também queremos ser bons. E não há nada de ruim nisso.


by Scriptlab.

fd11_Banner_220x220.jpg
bottom of page