top of page

5 Dicas de Planejamento de Temporada para Roteiristas.



Todo inicio de ano é uma oportunidade para recomeços, mas a maioria dos planos acabam ficando na noite de Reveillon e não se concretizam. para o roteirista isso é um problema, pois como diz o ditado: não existe nada mais fácil no mundo do que não escrever.


  • Se você ainda não tem um portfólio de roteirista, está na hora de criar um. Estabeleça uma meta para criar seu primeiro roteiro de longa. Faça seu planejamento e tire tempo para escrever pelo menos uma página por dia. O segredo para vencer a procrastinação é planejar, planejar, planejar. Quando você sabe qual é a próxima cena a escrita flui fácil. Capriche na fase de pré-roteiro.


  • Se você tem roteiros prontos na gaveta, é hora de colocar eles pra jogo. Visite o filmfreeway.com e procure festivais dentro do seu orçamento e com inscrições abertas. A dica aqui é se inscrever com antecedência para pagar mais barato. Se você não tem dinheiro, escreva para os festivais e veja se consegue um voucher ou pelo menos um cupom de desconto. muitos festivais oferecem uma cota de gratuidades por temporada. Invista esse dinheiro na sua carreira, pois os prêmios trazem retornos profissionais muito maiores.


  • festivais internacionais são uma ótima oportunidade de testar o ponto de bala do seu roteiro. além de serem abudantes, você consegue encontrar o festival ideal para o seu produto. Invista tempo ou dinheiro para traduzir seu roteiro para o inglês. os prêmios lá de fora abrem muitas portas por aqui.


  • Participe de festivais pequenos, de nicho. Todos sonham em ganhar uma Nicholl fellowship organizada pela academia americana, a mesma do Oscar. mas ninguém começa pelo topo. Existem muitos festivais menores onde você pode fazer o seu roteiro brilhar com muito mais facilidade. Um roteiro de comédia temmais chances em um festival de comédia. O mesmo vale para roteiros de terror, faroeste, etc. Em festivais gerais o DRAMA sempre leva a melhor. pense nisso.


  • Planeje uma viagem por ano para um dos eventos de rodadas de negócio do Brasil. Seja o Frapa, ou o Serie_Lab, guarde um dinheirinho todo mês para apresentar seu trabalho para produtoras. É uma excelente oportunidade de conhecer gente, se fazer presente e mostrar serviço. Participar de todos pode ter um custo alto para o iniciante, mas pelo menos um você deve planejar participar.


Lembre-se que ninguém vai te pegar pela mão e te oferecer um trabalho e ninguém vai te pagar pra aprender a escrever. Cabe a você e a mais ninguém se dedicar a seu ofício e planejar resultados na sua carreira.


O que você acha? tem alguma dica? compartilha com a gente!

Comments


fd11_Banner_220x220.jpg
bottom of page