10 Roteiristas Brasileiros que, se você não conhece, precisa conhecer!

Hoje é o dia de homenagear os contadores de história do cinema brasileiro. Para esse artigo não vou considerar autores nem roteiristas de novela, vamos focar a lista em cinema e séries de TV. E pra quem pensa que o Brasil está mal de roteiristas, se engana. Nós temos grandes talentos, alguns com fama internacional, outros escondidos dentro do nosso próprio mercado. Essa lista é o meu Top 10 Roteiristas Brasileiros.
1. Bráulio Mantovani

"Hour concour" em qualquer lista de roteiristas do Brasil, já que é responsável pelo roteiro dos nossos maiores filmes e produtos para a TV. Só pra começar, Cidade de Deus, Tropa de Elite 1 e 2, Cidade dos Homens, Supermax... Seu nome ja agrega valor a qualquer trabalho e é sem dúvida nossa maior estrela da área.
2. Marcos Bernstein

O roteirista de Central do Brasil é dono de uma sensibilidade ímpar e sabe como ninguém contar uma história através de emoções. Escreveu Zuzu Angel e Chico Xavier, outras histórias com uma grande carga dramática
3. Anna Muylaert

Ela fez muito sucesso quando escreveu e dirigiu "Que Horas Ela Volta", mas a carreira de Muylaert é extensa. Ela escreveu "Mundo da Lua" e "Castelo Ra-Tim-Bum" -- quem é da minha época lembra. Depois foi a vez de Filhos do Carnaval, Xingu e muito mais.
4. Marçal Aquino

Conhecido pela parceria com Beto Brandt em O Invasor e Cão sem Dono, Marçal Aquino escreveu um dos filmes mais interessantes que eu vi em um passado próximo, O Cheiro do Ralo, de 2006 que escreveu junto com Heitor Dhalia. Escreveu a série Força Tarefa que foi ao ar na Globo, além da série Supermax.
5. Adriana Falcão

Só pelo fato de ter escrito O Auto da Compadecida Adriana Falcão já merecia um lugar de destaque na lista, mas não bastasse isso, ela carrega no currículo a série A Grande Família, As Cariocas e colaborou em mais tantas produções, sempre trazendo uma linguagem leve e cheia de sentimento.
6. Jorge Furtado

Outro grande nome do roteiro brasileiro. Escreve filmes divertidos e de linguagem leve. Sabe dialogar com o público como ninguém e seus filmes tem um charme especial, como Meu Tio Matou um Cara e O Homem que Copiava, ambos com Lázaro Ramos.
7. Fernando Bonassi

Um cara que tem presença forte tanto no cinema quanto na TV. escreveu grandes sucessos do cinema brasileiro, como Carandiru e Cazuza. Na TV, participou das séries O Caçador, Força Tarefa e Supermax.
8. Luis Bolognesi

Luis Bolognesi escreveu Chega de Saudade, mas ele é bem mais conhecido pelo fantástico roteiro de Bicho de Sete Cabeças, filme que lançou Santoro para a carreira internacional. Seus créditos também incluem Elis, Uma História de Amor e Fúria e As melhores Coisas do Mundo.
9. Fernando Coimbra

O diretor que acabou de dirigir um drama de guerra com Henry Cavill para a Netflix, Castelo de Areia, é o roteirista e diretor do magnífico O Lobo Atrás da Porta. Fernando Coimbra está crescendo rápido na indústria e tem tudo para se tornar um dos grandes nomes brasileiros por aí. Se você ainda não acompanha o trabalho dele, fique MUITO ligado.
10. Kleber Mendonça Filho

O cineasta pernambucano já tinha se destacado quando seu primeiro longa, O Som ao Redor ganhou 30 prêmios e 17 nomeações, mas foi quando disputou a palma de ouro, em Cannes em 2016 que Kleber firmou o seu nome no mercado brasileiro. O diretor/roteirista está atualmente trabalhando no seu novo projeto, Bacurau.
Gostou? Quer adicionar mais alguém a lista? deixe seu comentário e curta nossa página.