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Crowdfunding - Onde os fracos não têm vez.



Crowdfunding é o famoso financiamento coletivo, a popular "vaquinha", no entanto esse sistema não funciona de qualquer jeito. Ter sucesso em uma campanha de crowdfunding requer muito trabalho e suor.


Na área do audiovisual, o crowdfunding já foi responsável por financiar grande parte dos pilotos originais mundo afora, uma prova de que o sistema funciona, mas será que funciona para qualquer um?


O sistema é simples, você inicia uma campanha com a meta a ser arrecadada e pessoas do mundo todo podem doar dinheiro para sua campanha. Só que existe um fator determinante no sucesso ou no fracasso do crowdfunding, e isso é a campanha de marketing.


Se você acompanhou a internet nos últimos meses, deve ter presenciado o fiasco da campanha de crowdfunding da hamburgueria zebeleo, protagonizada por Bel Pesce e Leonardo Young, vencedor do Masterchef amadores. Um caso que vale a pena ser estudado, para entender exatamente o que deu errado.


E antes que pensem que esta é uma crítica aos realizadores da campanha da Zebeleo, os próprios já foram a público reconhecendo seus erros, portanto isso é meramente um estudo de caso.


Esse é o vídeo polêmico da campanha.

A princípio tudo parece bem, certo? O vídeo é bem produzido, rostos famosos, bem acabado, porém faltou exatamente o essencial.


Se colocando no lugar do investidor, faça-se as seguintes perguntas: Quem são essas pessoas? Como elas pretendem fazer isso? Onde o dinheiro será aplicado? E o mais importante, por que eles precisam de financiamento coletivo?


A campanha falhou porque tentou capitalizar imediatamente a fama momentânea do vencedor do Masterchef e esqueceu de dar substância ao projeto. Além do mais, fica difícil acreditar que um cara que se gaba de ter viajado o mundo todo precise de crowdfunding para abrir uma lanchonete. Falhou novamente porque não soube dialogar com o seu público.


O mundo do show business é uma realidade a parte. Quando você começa a frequentar esse mundo populado por gente rica, fina e famosa, começa a achar normal as histórias de viagens, ostentação e glamour, começa a contar as próprias histórias... O problema é que quando você tenta se comunicar dessa forma com os meros mortais, acaba soando arrogante e elitista. A linguagem utilizada não bate com a campanha em si, afinal, você não pode pedir investimento ao mesmo tempo que se gaba por ser rico.


Os motivos que levam alguém a investir em crowdfunding são infinitos. Desde alguma recompensa especial que ele não conseguiria em nenhum outro lugar até a chance de conhecer aquele artista pessoalmente longe das câmeras. Mas para que uma pessoa invista dinheiro diretamente na sua campanha, você precisa fazer duas coisas: Conquiste a atenção e mostre que sabe o que está fazendo.


Pessoas vão investir em projetos com potencial de realização, e não em uma aventura de um grupo de amadores. Elas querem ter o prazer de ver aquele projeto pronto, de poder apontar e dizer: "eu ajudei a criar". A base de qualquer investimento é a recompensa.


Agora vamos voltar a atenção para o mercado audiovisual, o nosso habitat natural.


Se você já acompanha o Roteirista Empreendedor, sabe que existem dois caminhos para tudo na vida: Ou você é empregado, ou você é empreendedor. Como roteirista é a mesma coisa. Você pode passar a vida procurando emprego em algum lugar, ou pode criar seu próprio emprego e assumir o risco de ser o "patrão". A partir do momento que você decide tomar as rédeas da sua carreira, é preciso também encarar os desafios.


No nosso guia de crowdfunding vai tentar cobrir todos os lados da campanha para assegurar que você tenha sucesso na sua.


1. O ROTEIRO

Tudo começa com um roteiro, normalmente crowdfunding funciona melhor com pilotos de TV, pelo baixo custo, mas nada impede que você utilize a campanha para captar para o seu longa, só vai demorar mais tempo. Se você não tem certeza se o seu roteiro está pronto, leia as dicas no blog do Roteirista Empreendedor para formatar e estruturar o seu projeto. Os produtores e diretores de conteúdo são profissionais cascudos e eles conseguem identificar imediatamente quando um projeto foi feito por um profissional ou por um amador. Por isso antes de mover adiante, seu roteiro deve estar impecável. Inscrever o roteiro em festivais e ganhar alguns prêmios é uma forma excelente de saber quando o seu roteiro está pronto para ser comercializado.


2. A EQUIPE

Como roteirista, você vai assumir o papel de "Showrunner" nesse primeiro momento. Isso porque você é o maior interessado em levar o projeto para frente. Audiovisual não se faz sozinho, e se você quer financiar e produzir seu próprio piloto, deve estar no comando de tudo. Comece "recrutando" pessoas para a sua equipe, pessoas que você confie. pode ser um diretor, um produtor, um ator, um diretor de fotografia, o importante é mostrar que você não está sozinho nessa empreitada.


3. O PÚBLICO

Para uma campanha dar certo, você precisa ter um público cativo, gente que acredita no projeto. Uma forma fantástica de conseguir isso é com um blog ou um diário de produção. Um lugar onde as pessoas possam ler o roteiro, conhecer o projeto, acompanhar o desenrolar da produção. Tudo isso cria engajamento e expectativa do público em relação ao seu projeto.


4. O ORÇAMENTO

Em todas as campanhas de crowdfunding bem sucedidas, o produtor sabia exatamente quanto ia precisar para produzir o piloto e é isso que você precisa saber. Uma reunião com a equipe para decupar o projeto, alguns telefonemas e você terá um orçamento nas mãos. E como ninguém entra no audiovisual pra fazer caridade, toda a equipe envolvida deverá estar prevista neste orçamento.


O orçamento padrão vai ser dividido em três etapas: pré produção, produção e pós produção. Cada uma dessas etapas, vai ser dividida em: equipe, equipamento e infraestrutura.


Em Equipe, você discrimina o cachê e o salário de todos os membros da equipe e do elenco. Resumindo, todo o material humano da produção.


Em Equipamento, entram câmeras, luzes, equipamento de som, maquinaria e tudo que é preciso para realizar a produção.


Em Infraestrutura, entram as Locações, transporte, alimentação do elenco e equipe, autorizações, cenários, figurinos, objetos de cena, ilhas de edição, etc.


Não vou me aprofundar muito, mas existem matérias especializadas em orçamento de audiovisual. Caso não encontre, nos envie um e-mail para roteiristaempreendedor@gmail.com que, se muitas pessoas quiserem, podemos fazer um post com o passo a passo do orçamento.


Você não precisa ter a equipe toda ao seu lado para montar o orçamento, mas é aconselhado ter pelo menos os cabeças dos seis departamentos: produção, direção, arte, fotografia, som e edição.


Não esqueça de colocar no orçamento a verba para o teaser da campanha.


5. O PLANO DE EXECUÇÃO

Agora que você já sabe exatamente quanto precisa arrecadar, é hora de planejar o caminho para te levar até lá. Como falei acima, a pessoa que for investir precisa ver que você e sua equipe sabem o que estão fazendo. Detalhe todos os passos da produção e onde o dinheiro vai ser empregado. Por exemplo, você precisa deixar claro que assim que o dinheiro entrar, serão tantas semanas de pré, tantas semanas de produção e tantas semanas de pós. É preciso calcular o período total de produção e reservar a data de estréia.


6. O VIDEO CAMPANHA

Se você quer pedir que outros invistam em você, primeiro você deve estar disposto a investir em si mesmo. O vídeo campanha é o seu instrumento principal de marketing e é através dele que você vai se comunicar com o seu público. Se você chegou até aqui, agora deve estar mais fácil de entender aonde a campanha da Zebeleo errou.


No video, você vai falar do conceito da história e os diferenciais que fazem desse roteiro único. Vai apresentar a equipe envolvida e deixar que cada um fale um pouco da sua experiência, e o que pretende trazer de novo para esse projeto.


É importante mostrar que esse projeto já está acontecendo. Já tem gente e dinheiro envolvido. O público vai apostar em um projeto que já esteja engrenado, ao invés de um que esteja começando agora.


Lembre-se que o vídeo serve para acentuar os pontos fortes do projeto e da equipe, e esconder suas fraquezas. Por isso é importante ter confiança e alto astral no vídeo. isso mostra que vocês estão empolgados e não vêem a hora de meter a mão na massa.


7. AS RECOMPENSAS

o investimento é baseado em recompensa, e normalmente as melhores recompensas são aquelas que o investidor não vai conseguir em nenhum outro lugar. Existem dois tipos de recompensa, para empresas e para pessoas físicas.


As recompensas para empresas são semelhantes ao financiamento tradicional e normalmente vão ocupar o topo da tabela. As maiores doações garantem vantagens que só serão aproveitadas por empresas, como por exemplo, Logo nos créditos iniciais, e até o status de co-produtor.


As recompensas para pessoas físicas, são pequenas satisfações individuais. Conhecer aquele artista famoso, Visitar o set de filmagem, participar de uma cena como figurante, algo que ele não consegue em nenhum outro lugar.


Para usar como exemplo, vamos fazer de conta que temos um PILOTO orçado em 100 mil Reais. Agora veja quantas curtidas no facebook o seu projeto tem, ou quantos acessos no seu blog. Isso vai te dar uma idéia do seu alcance inicial. Imagine que você divide as doações por valores da seguinte forma:


R$10 - Serão necessárias 10 mil doações para cumprir a meta.

R$20 - Serão necessárias 5 mil doações para cumprir a meta.

R$50 - Serão necessárias 2 mil doações para cumprir a meta.

R$100 - Serão necessárias mil doações para cumprir a meta.

R$200 - Serão necessárias 500 doações para cumprir a meta.

R$500 - Serão necessárias 200 doações para cumprir a meta.

R$1000 - Serão necessárias 100 doações para cumprir a meta.

R$2000 - Serão necessárias 50 doações para cumprir a meta.

R$5000 - Serão necessárias 20 doações para cumprir a meta.

R$10000 - Serão necessárias 10 doações para cumprir a meta.


Perceba que quanto menor o valor, maior é a quantidade de recompensas que você precisa produzir. Claro que esse cálculo leva em conta apenas o valor isolado de doação, na prática, sabemos que teremos combinações de valores de acordo com as recompensas, mesmo assim, é preciso estar preparado para o pior.


Por exemplo: Se você prometeu uma camiseta do seriado para aquele que doar 50 reais, deve estar preparado para a hipótese de ter que imprimir 2 mil camisetas.


Por esse motivo, as recompensas menores tendem a ser produtos virtuais. As recompensas maiores, são destinadas a empresas.


R$10 - Ingresso digital para pré estréia online do piloto.

R$20 - Ingresso digital + Carta de agradecimento assinada pelo elenco e equipe.

R$50 - Ingresso digital + Camiseta.

R$100 - Ingresso Digital + Camiseta + Nome nos créditos

R$200 - Ingresso físico para pré estréia ao vivo + nome nos créditos

R$500 - Ingresso físico para pré estréia ao vivo + créditos + camiseta

R$1000 - Ingresso físico para pré estréia + coquetel com elenco e equipe

R$2000 - Produtor Associado + Ingresso físico + Coquetel

R$5000 - Realização - Créditos Iniciais com logo + Jantar com elenco e equipe

R$10000 - Co-Produtor - [Nome da empresa] Apresenta:


Esse exemplo serve apenas para ilustrar as diferenças, mas você tem infinitas possibilidades de recompensas para usar. Porém, algumas funcionam comprovadamente.


Uma pré estréia online, significa que as pessoas vão ganhar um acesso para assistir ao piloto ao vivo pela internet ao mesmo tempo do evento real. Além de ser a recompensa por ter ajudado, os números de expectadores assistindo pode e deve ser usado pela equipe para promover o projeto. Uma audiência de 10 mil pessoas em um piloto é algo a se orgulhar e com certeza vai lhe ajudar a vender o projeto.


A pré estréia física é um evento mais exclusivo, onde os investidores podem assistir ao piloto na sala com elenco, equipe e convidados e participar da sessão de perguntas e respostas depois. Um evento bem produzido faz toda a diferença. Essa é a oportunidade que você tem de convidar produtores e pessoas da área para prestigiar o seu trabalho. Essa é a melhor forma de se vender. Além disso, um evento assim gera mídia, principalmente se tiver atores famosos envolvido. é uma situação onde todo mundo ganha.


Depois da pré estréia, um coquetel com elenco, equipe, convidados e investidores. Um local mais reservado, onde as pessoas podem conversar, se conhecer, tirar fotos, trocar cartões de visita. São nesses coquetéis que muitos negócios são fechados.


Para os investidores maiores, é interessante um jantar mais reservado com o elenco e a equipe. Esses investidores normalmente são empresas e gostam de conversar longe dos olhos do público.


E esteja disposto a aceitar um co-produtor. Se uma empresa vai te dar milhares de reais para realizar o seu projeto, é melhor que você tenha algo igualmente importante para oferecer de volta. O Co-Produtor coloca a empresa na cabine da produção. Associar uma marca a um produto de sucesso é retorno garantido de investimento. Principalmente se você fizer tudo do jeito certo.


Camisetas, canecas, chaveiros, são brindes comuns, mas que possuem custo elevado e por se tratar de uma doação baixa, os custos podem sair do controle. Tenha certeza que todas as suas recompensas tem um "fundo de garantia" por trás.


8. O RESULTADO

Depois do piloto pronto e exibido, você se encontra em uma posição diferente de onde começou. Se você chegou até aqui, você não precisa de uma produtora para vender o seu projeto, são as produtoras que precisam de você e elas estão dispostas a pagar pelos seus projetos. Lembre-se que para ser notado pelo mercado, você precisa primeiro provar que sabe o que está fazendo. Se você for honesto, apaixonado pelo que faz e focado no seu resultado, o seu crowdfunding com certeza será um sucesso.


E você? Você tem alguma dica que ficou de fora? Comente na nossa fanpage e dê a sua opinião.


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