Roteirista Empreendedor

Primeiramente, eu quero agradecer por todas as mensagens de apoio que venho recebendo por e-mail e pelo Facebook. Eu tento responder a todos, mas se eu esqueci de responder a sua por algum motivo, me desculpe.
O objetivo do Blog sempre foi um só: compartilhar um pouco do conhecimento e das informações que adquiri durante esses 10 anos de estrada, para que os que venham depois de mim tenham uma noção melhor do mercado do que eu tive. Se eu tivesse o conhecimento que tenho hoje há 10 anos atrás, talvez as coisas tivessem sido bem diferentes.
Já fiz um pouco de tudo nesses 10 anos. Escrevi, dirigi e participei de mais curtas que consigo me lembrar. Fui assistente de produção de elenco. Fui fotógrafo, já fui crítico cinematográfico. Hoje sou roteirista e consultor de roteiros no Canada.
Eu escrevi um pouco da minha história no meu livro, ROTEIRISTA EMPREENDEDOR não com o intuito de me gabar, mas para mostrar para os que desejam seguir esse mesmo caminho o quão difícil foi e tudo o que eu tive que enfrentar.
Quando resolvi escrever o livro, o objeivo era um só. Atingir um número de pessoas maior do que eu consigo através das redes sociais. Eu venho participando ativamente de grupos de discussão sobre cinema e roteiro há muito tempo e sempre tive o cuidado de responder as dúvids que apareciam, aquelas cujas respostas eu já sabia.
No livro, eu compilei um pouco do que eu aprendi durante esse tempo. Fiz um “módulo básico” do que considero a bagagem inicial que todo roteirista deveria ter. Falo das técnicas e modelos narrativos e principalmente da postura que o roteirista deve ter em relação ao mercado. Essa foi a lição mais valiosa que aprendi durante esse tempo. Irônicamente, isso não é ensinado nos cursos e escolas de roteiro e cinema. Muitos roteiristas terminam a faculdade e ficam perdidos. E agora? Os cursos te ensinam a construir um bom roteiro, mas ninguém te prepara para o que vem depois. Adotam o sistema do “É cada um por si” e acabam alimentando um mercado predatório, onde a preocupação é manter a informação e a experiência em segredo para que ninguém tire seus trabalhos, que são poucos no Brasil.
Eu penso que quanto mais roteiristas bons, que entendam o mercado e tenham a bagagem, mais filmes bons serão lançados. Isso movimenta o mercado, atrai mais público.
Por isso eu quero mais que os roteiristas tenham acesso as informações. Eu quero ver ainda no meu tempo de vida um cinema melhor, mais diversificado, com nomes novos, projetos autorais, originais. Eu amo o cinema e eu pretendo continuar respirando cinema pelo resto dos meus dias. Para isso eu quero mais é que a indústria cresca. Eu quero ver novos roteiristas tendo seus trabalhos distribuidos pelo mundo. Eu quero, como cinéfilo, poder assistir aos seus filmes e sentir que de alguma forma contrubuí um pouco para essa mudança. É um sonho, mas eu trabalho todos os dias pensando nisso.
O próximo passo do Roteirista Empreendedor, é a produção de conteúdo em vídeo. Vamos fazer videos semanais com dicas, aulas e entrevistas com os profissionais da industria norte americana. Outra meta para 2016, é levar o workshop do Roteirista Empreendedor para o Brasil.
Por isso, se você quer ter esse conteúdo. Se acha importante que tenhamos acesso a conteúdo e informações que possa ajudar no noso desenvolvimento profissional, deixe um like na nossa Fanpage. Adquira o livro Roteirista Empreendedor disponível aqui mesmo no blog ou através da Amazon em formato digital. Em breve a versão impressa também estará disponível no Brasil.
E não esqueça de deixar seu feedback, com sugestões e suas dúvidas. Eu me esforço bastante para atender a todos.
Keep writing.