Como Registrar meu Roteiro?

Ao contrário do que muita gente pensa, você não pode registrar uma idéia. Idéias são livres, qualquer pessoa pode ter uma idéia igual a sua em qualquer lugar do mundo. Uma idéia não é nada antes de você transformá-la em uma história.
É importante lembrar que na hora de registrar uma obra, não estamos registrando a idéia, e sim aquela história específica, com aqueles personagens e situações.
Mas não é preciso ter um roteiro completo, já que você pode registrar um Argumento, Um resumo da sua história sem diálogos, traçcando a linha narrativa com começo, meio e fim.
Tendo o seu roteiro ou argumento prontos, é hora de entrar no site da Biblioteca Nacional. São eles os responsáveis por gerenciar os registros e os direitos autorais de obras brasileiras. Voce pode entrar no site e navegar pelo menu Serviços - Direitos Autorais - Registro e Averbação, ou, se preferir pode clicar no link abaixo.
https://www.bn.br/servicos/direitos-autorais
No link você vai encontrar os documentos para download. Você deve preencher o formulário com os seus dados e os dados da obra e seguir o passo a passo. O registro de obra custa R$ 20 para pessoa física e R$ 40 para pessoa jurídica. Vocè deve imprimir a sua obra, rubricar e numerar todas as páginas, pagar o guia de recolhimento e levar a obra com a guia paga no escritório da Biblioteca Nacional de sua cidade. caso não haja, o envio pode ser feito pelo correio.
A boa notícia é que a Biblioteca Nacional Finalmente está implementando um sistema digital para o registro de obras, o que vai facilitar bastanto o processo e diminuir a burocracia.
Porém, hoje em dia existem várias formas de provar a autoria do seu projeto. Tudo o que você posta na internet fica com a data marcada e isso já prova que aquele conteúdo lhe pertencia naquela data.
Se você quer ter uma segurança a mais, pode imprimir seu roteiro ou obra literária, colocar num envelope lacrado e envie pelo correio para si mesmo. Quando receber o envelope de volta NÃO ABRA e guarde-o em um lugar seguro. Esse envelope com a obra original com o carimbo dos correios é prova o suficiente da autoria do projeto na data em questão.
Por mais que seja importante proteger sua propriedade intelectual, é importante ter em mente que o "roubo de idéias" é menos comum do que muita gente pensa. na verdade, sai muito mais caro roubar uma idéia do que contratar o autor para desenvolvê-la.