Como Conseguir um Agente em Hollywood?

O Agente e aquela pessoa que corre atrás de emprego pra você enquanto você fica em casa, esperando, certo? ERRADO!
A resposta curta é:
“Não é você quem contrata o agente, o agente é quem contrata você.”
Não existe caminho rápido nem fácil. Para estar entre os melhores é preciso ser um deles. E antes que você me pergunta como se faz para estar entre os melhores, eu já respondo: Ganhe Festivais.
Parece que eu estu me repetindo, mas e não posso deixar de frizar a importância dos festivais e concursos para quem está começando e não tem muita experiência. Um prêmio pode lhe render um trabalho, reconhecimento e, claro, um agente.
O Agente é simplesmente alguém que já possui muitos contatos na industria. Alguém que pode te apresentar para pessoas que vocâ dificilmente conheceria normalmente. Isso tudo tem um preço. O preço é TALENTO.
Um agente só vai querer te representar se ele ver em você alguém em que ele possa ganhar algum dinheiro em cima. Enquanto você render dinheiro, você terá um agente. Parece capitalismo selvagem? Bem vindo a indústria de cinema.
Outro caminho para se conseguir um agente é receber uma proposta formal, um contrato com uma produtora ou studio dizendo que quer te contratar para escrever o próximo projeto. Como eu falei, se tiver dinheiro envolvido, o agente vai querer te representar e ficar com 10% do seu cachê. Natural. Mas novamente, como você chega ao ponto de ser contratado por um studio? Ganhe prêmios. Lembre-se que ales não se chamam AGENTE DE TALENTOS a toa.
Como roteirista, seu alvo é ganhar um grande festival, como o Sundance, Toronto ou New York. Esse tipo de prêmio é o que abre as portas para o primeiro escalão de profissionais.
Mas as vezes vai parecer que você só se inscreve e nunca ganha nada. Nesse caso, talvez você ainda não esteja pronto. O roteirista leva muitos “nãos” durante a carreira, mas basta apenas um “sim” pra mudar nossa vida. Não desista.